sexta-feira, 29 de maio de 2009

Deu 18

Confira o texto:

Dia após dia uma nova pessoa é infectada ou suspeita de ter contraído o vírus H1N1, mais conhecido como gripe suína. Brasil, oito pessoas. EUA, 64 casos. México, sei lá quantas mortes. É uma complexa equação com o resultado igual a 'X', ninguém sabe exatamente o que é. Só sabem que foi assim.

Essa tal gripe suína é a doença rara mais comum do mundo. E, pelo jeito, ela realmente faz mal a saúde.

Já li o livro de Gênesis e não vi nenhum relato de que na arca de Noé tenha tido alguma vítima de vaca louca, gripe aviária ou suína. É até justificável encontrar algo sobre um bife a cavalo ou até mesmo de um frango a passarinho, agora, sobre essa tal gripe suína, acho meio difícil.

Como será que surgiu esse negócio, hein?

Houve o caso de uma mulher no Rio de Janeiro que entrou para as estatísticas: Carioca contrai vírus influenza A. Alarme falso, ela estava com pneumonia, essa matéria saiu no início deste mês no jornal mineiro O Tempo. Se os especialistas não sabem a diferença entre um e outro, estamos na lama.

Dai eu me pergunto, quais são os sintomas dessa gripe que virou uma febre no mundo?

São epirrinhos? Cabecinha doendo? Dorzinha no corpinho? Narizinho escorrendo? Se for, esse vírus deveria se chamar gripe veado. Porque homem que é homem não pega essas coisas, homem de verdade pega aids, cancêr, ebola e todo tipo de doença fatal, certo mano?

Contrair o vírus H1n1 e pedir assistência ao SUS dá até matéria para a capa do Super notícia . "Infectado pelo vírus da gripe suína é tratado como um animal". A coisa é séria, o bicho está pegando.

Olha, para quem acredita em numerologia, seria um bom momento para ir ao jogo do bicho e jogar no 18.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Música latina

Cantor, músico, ator, advogado e Ministro do Turismo em seu país, Rubén Blades nasceu no Panamá, em 1948. Devido um golpe militar ocorrido no ano de 1968, uma onda de protestos eclodiu e a faculdade em que cursava foi fechada. O que levou Blades à Nova York e a denunciar, por meio de músicas, as disparidades sociais que o circundava. "Transformaram amigos em rivais. E até hoje permanece como um dos momentos mais vergonhosos da política norte-americana na América Latina", chegou a declarar.

Resultado de seu trabalho: seis prêmios Grammy.

Política

Em 1993 ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de seu país. Recebeu 20% dos votos de mais de 20 candidatos. "Siembra" foi o primeiro disco a ser tocado nas rádios de vários países (1978). A música "Pedro Navaja" foi a mais tocada entre todos os discos de salsa da época e, até hoje, continua bastante popular. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o primeiro lugar nas paradas da maior parte dos países hispânicos (ouro e platina), assim como nos Estados Unidos. "Pedro Navaja" mostrou a enorme influência da salsa como veículo de crítica social.

Formação e títulos

Blades, ornou-se Mestre em Direito Internacional no ano de 1985 pela renomada faculdade de Harvard, onde o atual presidente americano, Barack Obama formou-se em direito.

No ano 2000, Rubén Blades foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizando visitas a universidades, organizando reuniões com estudantes e apresentando palestras contra a discriminação social.

Em 2005, o "Berklee College of Music" lhe concede o título de Doutor Honorário em Música.

Depois de cinco anos ausente dos palcos, o Ministro do Turismo panamenho voltará a se apresentar este ano (2009) em uma turnê pela América Central.


Como conheci Blades

Buscando América

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Carteiro e o Poeta

O filme
Produzido no ano de 1994, vencedor do Óscar na categoria Melhor Trilha Sonora Original e indicado para os prêmios de Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado em 1996, O Carteiro e o Poeta, Il Postino em italiano, é um excelente filme poético e imperdível para os amantes da escrita, em especial da escrita latina.

O filme conta a história de um singelo carteiro e filho de pescadores, Mario Ruoppolo, que almeja o coração da atendente de um bar, Beatrice Russo.

Para conquistar sua amada, Mario, interpretado pelo ator Massimo Troisi, recorre ao poeta chileno exilado na Itália, onde se passa a história, Pablo Neruda. Desde então, começa entre os dois uma grande amizade.

Por meio da poesia que Neruda ensina à Mario, o carteiro enxerga o mundo sob uma nova ótica e aprende que ao observar o que está a seu redor, ele pode retratar o que está em seu interior.

Ruoppolo procura conquistar Beatrice com a beleza das palavras.



Trilha sonora vencedora do Óscar

Pablo Neruda
Neftalí Ricardo Reyes Basoalto é o verdadeiro nome do escritor chileno Pablo Neruda.

Nascido em 12 de Julho de 1904 na cidade de Parral, Neftalí Ricardo usou o pseudônimo pela primeira vez em homenagem ao escritor tcheco Jan Neruda aos 16 anos de idade. E, aos 20 já era considerado um dos maiores poetas chilenos.

Ganhou o prêmio Nobel da literatura em 1971.

Pablo Neruda morre em 23 de setembro de 1973, em Santiago. Sua autobiografia,
"Confieso que he vivido" (Confesso que vivi), publicada postumamente em 1974, é um extraordinário testemunho sobre o poeta e seu tempo. No mesmo ano (1974), o ditador Augusto Pinochet se torna presidente e senador vitalício do Chile após a deposição de Salvador Allende.

Elenco
Massimo Troisi (Mario Ruoppolo)
Philippe Noiret (Pablo Neruda)
Maria Grazia Cucinotta (Beatrice Russo)
Renato Scarpa (Telégrafo)
Linda Moretti (Donna Rosa)
Mariano Rigillo (Di Cosimo)
Anna Bonaiuto (Matilde)
Bruno Alessandro (Pablo Neruda - voz)

Ficha Técnica
Título Original: Il Postino
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (Itália): 1994
Direção: Michael Radford
Roteiro: Anna Pavignano, Michael Radford, Furio Scarpelli, Giacomo Scarpelli e Massimo Troisi, baseado em livro de Antonio Skármeta
Produção: Mario Cecchi Gori, Vittorio Cecchi Gori e Gaetano Daniele
Música: Luiz Enríquez Bacalov