quinta-feira, 28 de maio de 2009

Música latina

Cantor, músico, ator, advogado e Ministro do Turismo em seu país, Rubén Blades nasceu no Panamá, em 1948. Devido um golpe militar ocorrido no ano de 1968, uma onda de protestos eclodiu e a faculdade em que cursava foi fechada. O que levou Blades à Nova York e a denunciar, por meio de músicas, as disparidades sociais que o circundava. "Transformaram amigos em rivais. E até hoje permanece como um dos momentos mais vergonhosos da política norte-americana na América Latina", chegou a declarar.

Resultado de seu trabalho: seis prêmios Grammy.

Política

Em 1993 ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de seu país. Recebeu 20% dos votos de mais de 20 candidatos. "Siembra" foi o primeiro disco a ser tocado nas rádios de vários países (1978). A música "Pedro Navaja" foi a mais tocada entre todos os discos de salsa da época e, até hoje, continua bastante popular. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e alcançou o primeiro lugar nas paradas da maior parte dos países hispânicos (ouro e platina), assim como nos Estados Unidos. "Pedro Navaja" mostrou a enorme influência da salsa como veículo de crítica social.

Formação e títulos

Blades, ornou-se Mestre em Direito Internacional no ano de 1985 pela renomada faculdade de Harvard, onde o atual presidente americano, Barack Obama formou-se em direito.

No ano 2000, Rubén Blades foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas (ONU), realizando visitas a universidades, organizando reuniões com estudantes e apresentando palestras contra a discriminação social.

Em 2005, o "Berklee College of Music" lhe concede o título de Doutor Honorário em Música.

Depois de cinco anos ausente dos palcos, o Ministro do Turismo panamenho voltará a se apresentar este ano (2009) em uma turnê pela América Central.


Como conheci Blades

Buscando América

Nenhum comentário:

Postar um comentário